Flexi Solutions Cuidamos das suas financas
 Username   Password

 

Crédito à Habitação

Queda da Euribor sem descida das prestações

 

Com a Euribor a descer há 70 sessões consecutivas, porque é que a minha prestação não baixa?

O facto das prestações das casas não terem baixado para a maioria das famílias causa grande espanto aos portugueses.

Actualmente, esta é a questão que preocupa a maioria das famílias portuguesas. Em todos os meios de comunicação social somos confrontados diariamente com notícias relativas à descida consecutiva das taxas euribor, atingindo já um decréscimo de 1,5 pontos percentuais. Na prática, poucas são as famílias que sentiram a descida das taxas de juro.

O caso é mais grave para as famílias que tiveram actualização da Euribor no passado mês de Novembro. A estas famílias os seus bancos comunicaram que as suas prestações aumentaram.

Como é isto possível?

Para responder a esta questão é preciso explicar como os bancos calculam a taxa Euribor que aplicam aos empréstimos.

Segundo o Decreto-Lei 220/2006 a taxa Euribor cobrada pelos bancos deverá resultar da média aritmética das taxas diárias do mês anterior.

Como a Euribor iniciou a sua descida em em Outubro, altura em que o Banco Central Europeu (BCE) também começou a descer as taxas de juro na Zona Euro, só as taxas actualizadas em Dezembro começaram a reflectir esta descida.

Se ainda não teve actualização da sua taxa variável, não se preocupe, para actualizações em Janeiro ou Fevereiro, as descidas na sua prestação serão ainda mais acentuadas.

Para um crédito habitação de 150.000 euros a 30 anos com taxa de juro variável indexada à Euribor a 3 meses, com actualização em Fevereiro e um spread de 0,7%, tinha em Novembro uma taxa de juro de 5.828% e pagava uma prestação de 882.81 euros. Em Janeiro a sua taxa passaria a 3.993% e a sua prestação cairia para os 715.52 euros. O que constituiria uma poupança mensal de 167,29€, mas como só será actualizada em Fevereiro, a prestação ficará ainda mais baixa, pois contará com as descidas de Janeiro. Se por outro lado, tiver uma taxa variável indexada à Euribor a 6 meses, terá de esperar por Maio para ter uma actualização da sua prestação, o que por seu lado lhe trará uma queda mais brusca na prestação.