Flexi Solutions Cuidamos das suas financas
 Username   Password
 

Diário Económico - 11 Maio 2009

 

Fusão de créditos aumenta 30% em 2009

No primeiro trimestre de 2009, as principais entidades que oferecem este produto registaram um forte aumento, e esperam que se mantenha.

Para fazer frente às dificuldades de orçamento, as famílias portuguesas têm recorrido, cada vez mais, ao crédito consolidado. Só no primeiro trimestre de 2009, as principais entidades que oferecem a possibilidade de consolidar os créditos registaram um aumento superior a 30%, face ao mesmo período do ano passado. Há mesmo situações em que o aumento da consolidação quase que duplicou.

“É um produto que se encaixa perfeitamente na actual conjuntura económica, pois a poupança é a palavra de ordem. E hoje em dia, estão muito sensíveis a este tema”, explicou António Godinho, administrador da consultora financeira Exchange,a o Diário Económico. Nesta empresa, a evolução do crédito consolidado aumentou 32% no primeiro trimestre.

A procura deste serviço tem sido cada vez maior, o que é notório através do número de pedidos. Só nos últimos dois meses cerca de 800 familias procuraram a Exchange para consolidar os seus empréstimos. Um cenário verificado também na Cofidis. Apesar do produto ser ainda recente, “verificamos um aumento progressivo de pedidos, em cerca de 1000 por mês”, adiantou Céline Motte, directora geral da Cofidis.

Mas nem todos os pedidos são sinónimo de contratação de crédito consolidado. A dificuldade em “conseguir soluções de consolidação de créditos junto dos nossos parceiros bancários é cada vez maior, devido à crise financeira e conómica que afecta o sector”, explicou João carvalho, director comercial da consultora financeira Partners Finance. O crédito consolidado nesta consultora disparou 80% nos primeiros três meses do ano, face ao período homólogo.

Além disso, há muitas famílias que procuram esta solução quando já se encontram numa situação de sobreendividamento, impedindo a concretização do contrato. “ A maior parte dos clientes qeu nos procuram, fazem-no já numa fase de endividamento excessivo, o que torna a possibilidade de concretizar uma operação de consolidação de créditos mais dificil”, explicou João Carvalho.

Juntar todos os créditos num só

Na prática, o crédito consolidado é a junção de todos os empréstimos num só, diluindo-se os empréstimos de curto prazo no tempo, e para o qual é calculado uma taxa única. O resultado é uma prestação mensal mais baixa que, segundo os especialistas supera os 50%. Um montante que representa um alívio financeiro para muitos orçamentos familiares.

No entanto, não são apenas as famílias com rendimentos baixos que procuram esta solução. “Tanto Consolidamos créditos no valor de 8000 euros a indivíduos com rendimentos mensais de 600 euros, como temos solicitações de consolidação de indivíduos com rendimentos mensais de 5000 euros”, adiantou Luís Sousa, director geral da Flexi Solutions.

Relativamente à evolução deste mercado, todas as entidades contactadas são unânimes: a contratação de créditos consolidados deverá continuar a aumentar. “ A situação financeira de muitas famílias continua a degradar-se por vários motivos, nomeadamente a falência de pequenos negócios familiares e o desemprego de pelo menos um dos membros da família”, conclui o responsável da Flexi Solutions.

Fonte: Diário Económico

Bookmark and Share