Flexi Solutions Cuidamos das suas financas
 Username   Password
 

Economia

Taxas euribor a 3 e 6 meses sobem

 

3 Abril 2008

As taxas euribor subiram hoje pela primeira vez desde que iniciaram o seu ciclo de queda em Outubro de 2008. Esta novidade suge após o Banco Central Europeu (BCE) ter efectudo uma redução nas taxas de juros que ficou aquém do esperado nos 1.25%.

É o primeiro sinal de mudança de tendência das taxas euribor de longo prazo. A taxa a três meses, por seu lado, continuou o ciclo de descida, somando já 123 sessões de descidas consecutivas.

Esta subida surge depois do BCE ter reduzido as taxas de juro da zona euro menos do que o estimado pelos economistas. O corte das taxas ficou nos 0,25% ficando o preço do dinheiro em 1,25%, o valor mais baixo de sempre. Mesmo assim os  economistas esperavam uma descida de 0,50% que fixasse as taxas em 1%.

Esta é o primeiro sinal de mudança de tendência. Os mercados estão a estimar que dentro de seis e 12 meses os valores das taxas euribor estejam já a subir, o mesmo poderá acontecer com o BCE que poderá começar a iniciar a subida das taxas de referência da zona euro.

Bookmark and Share