Flexi Solutions Cuidamos das suas financas
 Username   Password
 

Economia

Redução de 50% na prestação da casa

23 Março 2009

O Governo anunciou medidas para ajudar as famílias portuguesas mais vulneráveis à crise a pagar as prestações do crédito à habitação, anunciou o primeiro-ministro, dia 19 de Março no Parlamento.

«Queremos apoiar mais as famílias que estejam a sofrer o drama do desemprego. Vamos reforçar com novas medidas o apoio social às famílias, no seu endividamento com a habitação própria e nas suas despesas com a educação», anunciou José Sócrates durante o debate quinzenal.

«Vamos ajudar as famílias com empréstimos para habitação própria e que tenham um dos membros do casal em situação de desemprego há mais de três meses. Assim, vamos criar, com as instituições financeiras, uma moratória nas prestações de crédito à habitação», adiantou.

Esta moratória poderá prolongar-se por dois anos e pode ser requerida até ao fim de 2009, explicou o Primeiro Ministro.

«Durante este período, as famílias com desempregados beneficiam de uma redução de 50% na prestação da casa. O Estado, através de uma linha de crédito específica, financiará o custo decorrente desta alteração, a uma taxa abaixo da própria Euribor em 0,5%», explicou.

O Governo vai ainda reforçar a bonificação dos juros, para os desempregados titulares de empréstimos no regime de crédito bonificado. «Assim, não só aumentaremos a taxa de referência para o cálculo da bonificação, como também a circunstância de estar desempregado implicará automaticamente a subida de um escalão de bonificação», concluiu o primeiro-ministro.

Medidas custam mais 100 milhões de euros

Além destas medidas, o Governo anunciou ainda mais apoios aos idosos na compra de medicamentos e às famílias com um membro desempregado e com filhos em idade escolar.

Bookmark and Share